sábado, 25 de outubro de 2008

Crescemos

Há noites que passam em branco, repletas de cor. Algumas são assim… cheias… pelo carinho que sem querer se aperta em preocupação… aquela que as amizades grandes conhecem.
É um amigo.
A pensar nele deixei-me levar pelas horas da melancolia, ou saudade talvez…, sei lá…, qualquer coisa boa.
Pensei em como crescemos.
Recordei as manhãs de Sábado. Ansiosa por ir para a catequese. Ia sempre mais cedo para lhe dar um beijinho. Entrava no cartório e se o ouvia ou via naquela salinha sempre cheia de gente já descia as escadas a correr, sem as ver. Ele pegava-me ao colo. Pronta… já podia ir. Já subia as escadas contente. Tenho a certeza que os olhos já sorriam.
Qualquer desculpa era boa para vir cá baixo. Ou umas folhas que eram precisas, ou uns lápis… ou qualquer coisa que fosse precisa só mesmo numa hipótese muito remota. Sempre era mais uma brincadeira.
Quando acabava, muitas vezes ele já não estava, mas eu vinha com um sorriso enorme. Devem ter sido muitas as vezes que fiz, a caminho de casa, a Venda Nova a saltitar, enquanto “rebobinava” as conversas. Sempre tive esta “mania” de guardar palavras, sorrisos, pedaços de tanto.
Depois foram poucas as vezes que voltei a descer as escadas a correr. Já as contava e aquela salinha já era grande tão vazia. Ele não acredita. Eu acho que compreendo. Diz-se por aí que as crianças esquecem.
E as missas?! Estava atenta. Juro que estava. Ele falava connosco. Mas nunca mais acabavam para correr até ao altar e dar-lhe mais um beijinho. Isto nunca lhe contei… mas gostava de ficar para o fim. Os braços abertos já não tinham mais meninos…
Hoje já não há Sábados. A catequese é dada por todos na vida. E ali já só me sento às vezes nas escadas de fora.
Hoje… HOJE dá-me colo e eu fico feliz.
O tempo corre, mas “arranja-se sempre um bocadinho” que é eternamente especial.
Crescemos… mas ele será sempre maior.


4 comentários:

silvino disse...

«Hoje já não há Sábados. A catequese é dada por todos na vida.»

palavras bonitas. sentimento ainda mais bonito. gostei :)

Rosa disse...

Olá Ni
São amizades que viram saudades...

Que tenhas uma boa noite de descanso.

joaquim disse...

«Crescemos… mas ele será sempre maior.»

Sobretudo, Ele, Ni, sobretudo Ele!

Abraço amigo em Cristo

Cátia disse...

Existem pessoas que nos marcam, que nos tocam o coração. Guarda cada momento, cada sorriso em ti, pois eles fazem de ti uma pessoa especial, e fica em ti com a certeza de um grande carinho, de uma amizade do outro lado...

Deixo-te o meu carinho e amizade tambem.
Muitos beijinhos